O que fazer quando meu paciente pedir desconto?

O que fazer quando meu paciente pedir desconto?

desconto em odontologia

Desconto é algo que está arraigado na cultura do brasileiro. Em alguns países pedir desconto é quase uma ofensa, aqui é algo corriqueiro. 

O grande problema é que isso gera uma cultura de por um “pouco de gordura” nos preços da tabela de procedimentos odontológicos para poder oferecer desconto, e isso algumas vezes acaba colocando seus preços acima da média do mercado que você atua. 

Preço é algo objetivo que deve ser estabelecido dentro de parâmetros pré definidos, como custos fixos, custos variáveis, custo hora,  mercado etc. Já valor é algo subjetivo, ou seja, que benefício você ira agregar a seu cliente durante e após realizar seu tratamento, concorda? Ou seja, se você vende tratamentos somente pelo preço, seu cliente tem margem de comparação, é só fazer outro orçamento em outro profissional e comparar, simples assim. Já valor não funciona desta forma, pois o cliente irá avaliar fatores subjetivos, como aparência do local, facilidades para chegar, para marcar horário, comodidades como água, cafe, wi-fii livre etc.

Então percebemos que quando seu paciente receber o “preço” do tratamento ele terá que agregar todos essas percepções subjetivas e as vezes até mesmo subliminares para estabelecer uma comparação com um eventual outro orçamento que tenha realizado daquele mesmo procedimento e veja que muito disso acontece mesmo antes dele abrir a boca em sua cadeira. 

RESUMINDO: PREÇO É O QUE PACIENTE PAGA, VALOR É O QUE ELE RECEBE (OU ACREDITA QUE IRÁ RECEBER.

E o desconto? Devo ou não dar?

Quando você finaliza uma avaliação, mostra um plano de tratamento com um valor final e enquanto seu paciente analisa você já se antecipa e oferece descontos, ou mesmo depois dele analisar ele mesmo pede um desconto e você concede um x% de desconto, pode gerar no paciente a percepção de que existe “gordura” e se ele não pedisse desconto estaria sendo “lesado”, eu me sinto assim enquanto consumidor, você não?

O que temos implantado nas clínicas que prestamos consultoria é o seguinte: 

Paciente: Pode me dar um desconto? 

Dentista/negociador: Fulano(a) este valor já foi estabelecido para lhe oferecer o tratamento adequado a sua necessidade. Não há como diminuir esse valor, pois temos custos embutidos de material, protético, etc.   O que podemos fazer é negociar um desconto financeiro neste valor de acordo com a forma de pagamento. Como você gostaria de pagar?

A partir disso você negocia o desconto da taxa do cartão (3 a 5%) , ou seja, o preço continuará o mesmo para você, e o paciente irá economizar. 

DICA:  aprenda a ficar de boca calada, escutar mais e falar menos, essa é grande sacada para você se tornar um negociador melhor

Crie um Processo de venda

O mais importante é que você tenha estabelecido um processo de vendas que seja replicado por todos de sua equipe. Já vi casos de colegas que são mais flexíveis do que a pessoa responsável pela negociação em seus consultórios ou clínicas de odontologia e ai o paciente que percebe isso prefere sempre negociar com o doutor ao invés de negociar com a pessoa realmente responsável pela finalização do processo de vendas. Isso acaba criando conflitos dentro do ambiente de trabalho e prejudicando o bom andamento do processo de vendas no consultório de odontologia.

Se você tem um processo de vendas  estabelecido e sendo executado sem “jeitinhos” irá perceber  que seu faturamento no consultório de odontologia irá entrar em uma curva de crescimento em pouco tempo. 

A grande sacada é ter uma equipe focada na VENDA. Todos devem ter esse mindset de focar 120% na venda e acredite tudo que você foca expande. 

Crie uma cultura de excelência em todos os pontos de contato de seu paciente e atrelado a isso uma cultura focada na VENDA e você conseguirá aumentar as vendas no consultório de odontologia em menos de 3 meses em até 50% (ou mais). 

Assista o video abaixo onde trato deste assunto e visite meu canal no youtube para mais vídeos. 

Forte abraço e deixe seu comentário aí sobre como você faz quando seu paciente no consultório de odontologia pede desconto. 

Prof. Marcos Rocha

Prof. Marcos Rocha

Dentista, Empresário, Prof. MBA Gestão Para Profissionais de Saúde. Consultor de Negócios, Coach e Mentor.

    Deixe uma resposta

    Colega Dentista Aumente seu Faturamento e o Lucro Investindo na Gestão de seu Consultório

    Clique no Botão abaixo se você precisa: