Conseguir trazer mais pacientes para o consultório e fidelizar os que já visitam o consultório de odontologia é o sonho de 10 entre 10 dentistas 😊, mas sem investir na gestão organizacional poucos consultórios de clinicas de odontologia conseguem obter sucesso.
Apesar disso, inúmeros colegas acabam perdendo excelentes oportunidades por puro descuido, como desconhecimento sobre seus próprios pacientes, falta de atenção com o funil de vendas ou até falta de colaboradores em funções adequadas a na clínica que execute os procedimentos.
Durante muitos anos profissionais de odontologia mantiveram uma estrutura organizacional básica em seus consultórios, a saber: O profissional dentista, uma secretária e uma auxiliar. (muitas vezes as duas últimas funções exercidas por uma única colaboradora.
Uma nova odontologia já nasceu
Os tempos mudaram e hoje as estruturas organizacionais de consultórios e clínicas podem contar com os profissionais de odontologia (Dentistas, Técnicos ou Auxiliares de Saúde Bucal, Protéticos), colaboradores em funções administrativas (financeiro, compras, gestão) e colaboradores com funções relacionadas a atendimento ao cliente (Recepcionista, Consultor(a) de relacionamento com Cliente (CRC) ou Gerente de Relacionamento (GR), Gerente ou consultor(a) Comercial).
A gestão organizacional de um consultório ou clínica de odontologia na maioria das vezes é relegada a segundo plano e isso prejudica fortemente o crescimento do consultório ou clínica.
Veja abaixo um modelo de organograma implantado em um de nossos clientes
O velho dilema aparece, ter mais colaboradores é um investimento ou uma despesa?
O que observamos em nossos processos de consultoria de Gestão e Mentorias de Negócios com dentistas de todo o Brasil é que ter uma pessoa exclusivamente responsável pelo comercial passou a ser fundamental em consultórios e clínicas de odontologia, até mesmo naquelas que temos apenas um Profissional atuando.
E a experiência tem nos mostrado que não adianta deixar a sua secretária que faz mil coisas na clínica cuidar também do setor comercial. Se você quer aumentar seu faturamento e consequentemente seu lucro, seu consultório ou clínica de odontologia precisa ter uma pessoa na equipe que “respire” vendas, que pense e execute exclusivamente a captação e relacionamento com pacientes.
Leia o excelente artigo : Departamento Comercial em seu consultório, por que ter um?
Ter uma equipe que esteja focada em vendas é fundamental para o crescimento de seu consultório ou clínica de odontologia. Invista em Treinamento de Vendas e você vai ver o resultado aparecer em pouquíssimo tempo. Temos observado isso em nossos clientes e nas diversas empresas nas quais ministramos treinamentos de vendas para dentistas e equipes.
Porém antes de começar a pensar em estruturar um processo de vendas em seu consultório ou clínica de odontologia, você precisa investir em conhecimento, tanto sobre o seu público como sobre a sua própria realidade, mas esse assunto trataremos no nosso próximo artigo.
Por enquanto gostaria de deixar a você que quer realmente aumentar o faturamento de seu consultório ou clínica de odontologia a seguinte reflexão:
Antes de sair atirando para todos os lados gastando dinheiro com anúncios no Instagram, Facebook, Google, você precisa criar uma estrutura organizacional que possa de forma assertiva e proativa manter uma comunicação efetiva com seus Leads (pessoas interessadas no serviço que você oferece) e seus pacientes ativos e inativos.
Investir nisso com certeza vai lhe trazer um pouco de retorno a médio prazo (seis meses) e bastante retorno a longo prazo. É um investimento que se paga e se multiplica quando realizado da forma correta.
Quer uma ajuda para implantar uma gestão organizacional em seu consultório que lhe ajude a aumentar seu faturamento nos próximos seis meses de maneira consistente? Clique aqui e agende uma reunião conosco.
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